A atividade promovida pelo nosso mandato sobre a Marcha Mundial das Mulheres no dia 26 de março de 2011 na Unioeste, teve a participação de aproximadamente 25 pessoas.
O objetivo do encontro foi preparar as mulheres para o “Seminário Estadual da Marcha das Mulheres” que acontecerá em Curitiba. O município de Toledo recebeu pela primeira vez este evento, onde aconteceram oficinas, que abordaram temas como a história do feminismo e a “mercantilização do corpo da mulher” , sempre contextualizado com a Marcha Mundial das Mulheres. Outros temas relacionados as lutas das mulheres, foram debatidos com o grupo que demostrou um grande interesse, participando ativamente do debate, apontando vários aspectos que devem ser aprofundados em outras atividades.
A partir desse encontro foi criado uma lista de contatos do grupo a qual se dispôs a construir um espaço de debate continuado, assim inicialmente as informações serão repassadas para a Assessoria do vereador Paulo dos Santos (PT).
Foram identificados os espaços que podem ser utilizados como suporte para a construção do movimento da Marcha Mundial de Mulheres em Toledo, esses espaços são:
1- O mandato do Vereador Paulo dos Santos;
2- APP Sindicato;
3- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo;
4- Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE;
As mulheres em pleno exercício da democracia |
Ao final do encontro foram encaminhados as definições como, a participação das mulheres no Seminário Estadual da Marcha Mundial das Mulheres; participação das mulheres no evento da APP sindicato de Toledo; realização de outras oficinas temáticas no decorrer de 2011; realização de cursos de formação sobre gênero e feminismo; unificar a luta pelos direitos das mulheres em Toledo e a participação na construção da II Conferência Municipal de Mulheres.
Conforme relatos de Amanda Jaqueline Teixeira, que apresentou a Oficina sobre a Participação Política da Mulher, Movimentos Sociais e a Marcha Mundial o encontro tem o objetivo de constituir junto ao Governo Federal uma plataforma de políticas públicas para as mulheres. Apesar de ser um movimento permanente, a Marcha existe apenas em alguns municípios do Paraná e ainda é pouco expressiva no interior do Estado. “Em Toledo o movimento já foi fundado há cerca de um ano e estamos vinculando a Marcha principalmente dentro das universidades, através das estudantes”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário