Pages

domingo, 19 de setembro de 2010

Administração de Toledo foge do debate sobre Saúde Pública

O cadeira ficou vazia com a ausência da secretária de Saúde

O vereador Paulinho da Saúde (PT), participou no sábado (18) de um debate sobre Saúde Pública no Programa "Caravana da Integração", apresentado pelo radialista Doni Tavares e o jornalista Jair Scarpato na rádio Integração AM. Participou também do debate o chefe da 20ª Regional de Saúde em Edson Simionato. Foram convidados ainda, o Prefeito Schiavinato e a secretária de Saúde Denise Schimidt que não compareceram. Por que?
Será pelo fato de não haver argumentos contra a realidade do município? O Conselho Municipal de Saúde após a realizar visitas nas Unidades Básicas de Saúde, constatou várias irregularidades, inclusive rato morto, conforme apresentado em relatório por um conselheiro. O vereador foi questionado sobre a situação do Hospital Bom Jesus. Os atendimentos básicos de responsabilidade do município, são repassados para o Hospital Bom Jesus, aumentando a demanda e as dificuldades no atendimento.
Conforme o vereador Paulinho da Saúde a forma de gestão adotada pelo município com a saúde é equivocada. Hoje Toledo atua com a gestão Básica de Saúde, ou seja assume a mínima responsabilidade e recebe repasse do governo federal até R$ 3 milhões, enquanto o município de Umuarama, do mesmo porte de Toledo atua na gestão Plena de Saúde e recebe R$ 29 milhões assumindo uma maior responsabilidade com a saúde.
Outra critica enfatizada foi a promessa eleitoreira feita pelo prefeito Schiavinato em época de campanha em que o posto de Saúde do Coopagro funcionaria 24h, mas não cumpriu, aumentando assim a demanda na maior Unidade Básica de Saúde em Toledo, provocando o caos no atendimento. Enquanto isso o cidadão sofre nas filas dos postos de saúde e com a falta de medicamentos e exames.

0 comentários:

Postar um comentário