CPI deverá revelar se há irregularidades na EMDUR |
Na última Sessão Ordinária 02 realizada na Câmara Municipal de Toledo, os vereadores da oposição, Paulo dos Santos e Adriano Remonti do PT, e Ademar Dorfschmidt e Leoclides Bisognin do PMDB, protocolaram o pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, que vai investigar possíveis irregularidades financeiras de R$ 1,5 milhão na empresa EMDUR. A EMDUR é uma empresa mista, ou seja, pública e privada e recebe recurso público para a manutenção e realização de obras no município.
Há tempo o vereador Paulo dos Santos apresenta requerimentos solicitando informações sobre a empresa, como forma de fiscalizar, mas em sua maioria os documentos são rejeitados.
A necessidade de se instituir um comissão para investigar a empresa, surgiu após denúncias feita à imprensa por um ex-diretor da empresa, e a partir dessas informações houve uma mobilização dos partidos de oposição.
As investigações deverão ter o acompanhamento de uma assessoria jurídica e de um auditor, pois o trabalho deve ser minucioso para que não ocorram falhas, devido a gravidade das denúncias. Após a entrega do documento, a Casa legislativa terá o prazo de 15 dias para se manifestar. Após a entrega do requerimento o Presidente da Câmara Legislativa, tem o prazo de 48 horas para o analise do requerimento e logo em seguida uma comissão de vereadores será formada, observando a proporcionalidade partidária. Conforme garante o regimento interno da casa de leis, a comissão tem o poder de determinar diligências, convocar secretários municipais, tomar depoimentos, ouvir denunciados, inquirir testemunhas e requisitar informações e documentos.
DENÚNCIA
A suposta irregularidade de desfalque de R$ 1,5 mil surgiu após o ex-diretor da EMDUR Marco Pereira revelar em uma entrevista no programa de rádio Café da Manhã, apresentado pelo jornalista Jair Scarpato, e provocou uma repercussão negativa na sociedade.
Como forma de se manifestar perante a sociedade, alguns vereadores com forma de prestação de contas a sociedade assinaram um documento solicitando a criação dessa CPI para investigar a veracidade dos fatos.
CAIXA PRETA DA EMDUR COMEÇA A SER ABERTA
O líder do Partido dos Trabalhadores, vereador Paulo dos Santos (PT) sempre alertou em seus discursos na tribuna, que a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural - EMDUR, seria uma grande caixa preta e que deveria ser investigada. Após as denúncias de seu ex diretor as suspeitas de irregularidades se confirmam, sendo necessário uma investigação profunda e uma auditoria naquela empresa, que é uma empresa pública”, lembrou.
0 comentários:
Postar um comentário