Pages

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

AVALIAÇÃO 2010: VEREADOR VISITA IMPRENSA


 O vereador Paulo dos Santos (PT) esteve na manhã de terça-feira (28) visitando a imprensa toledana, para prestar contas de seu mandato em 2010 e suas projeções para 2011. No sitio de informações da Casa de Noticias, foi entrevistado pela repórter Juiet Manfrin.



Nas últimas sessões do legislativo municipal de Toledo, dois projetos de leis enviados pelo executivo causaram polêmica. Ambos voltados à valorização e proteção à mulher. As pautas comumente não deveriam causar tanta discussão, não fosse pela forma como deverão ser conduzias quando o assunto é o financiamento.

Apenas um vereador mostrou-se contrário nas duas votações necessárias para serem aprovadas. Paulo dos Santos justifica que não é o teor dos projetos que o fez votar assim, mas um artigo especifico onde determina que parte do dinheiro para serem custeadas sairá da Secretaria da Saúde, além da Secretaria Municipal da Mulher. “Mas sabemos que a Secretaria com mais recursos é a Secretaria da Saúde de onde certamente sairá a maior parte deste dinheiro. A Secretaria da Mulher é quase fictícia não tem estrutura, possui três funcionárias e duas delas ganham muito bem o que significa que parte dos R$ 470 mil destinados à pasta em 2011 está comprometida com estes salários”, considerou.
A Secretaria de atendimento à Mulher que já conta com uma estrutura limitada passou recentemente por uma nova ameaça. Um PL do executivo municipal queria extinguir o departamento de proteção, existente dentro dela.

Os projetos

Um dos projetos prevê uma homenagem às mulheres pioneiras e o outro uma espécie de municipalização da campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O legislador revela ainda que na primeira votação se obrigou a votar contrário aos projetos porque foi impedido pela situação de falar que era contrário apenas aos artigos específicos e explicar o porquê. “Na segunda votação fui contra apenas aos artigos”, considera. Nesta ocasião, Paulo foi acompanhado pelo seu companheiro de partido, o petista Adriano Remonti. Paulo dos Santos diz acreditar que os projetos certamente correspondem a uma manobra política e que se de fato a preocupação estivesse centrada na valorização da mulher, haveria mais atendimentos ginecológicos ou afins, estes sim de responsabilidade da Secretaria da Saúde. Nos projetos aprovados e que aguardam sanção do prefeito José Carlos Schiavinato não consta valores específicos para as duas atividades. “Isso é ainda mais preocupante porque não se sabe quanto será preciso tirar da saúde para investir neles”. A Saúde é hoje, por exigência legal, a segunda pasta que mais recebe recursos públicos. A solicitação é para que seja investido nela pelo menos 15% do orçamento Municipal, ficando atrás apenas da educação para onde são destinados aproximadamente 25%.

Ações

O vereador disse que logo no inicio do próximo ano pretende mobilizar alguns segmentos para impedir que os recursos sejam retirados da saúde e aplicados nos projetos. Uma delas é procurar o Conselho Municipal da Saúde, explicar a situação e pedir para que delibere contrário. “Hoje um dos principais caos que vivemos em Toledo é o da saúde, já não há recursos para manter serviços básicos do setor e ainda se quer tirar mais dinheiro dele”, argumenta. Paulo dos Santos não descarta a possibilidade de levar o caso e formalizar uma denúncia junto ao Ministério Público local.

As responsabilidades

Para o legislador, no caso especifico do projeto da campanha dos 16 Dias de Ativismo, o Município quer tomar para si uma responsabilidade e um espaço então ocupado pela sociedade civil organizada.Com exceção deste ano e atividades pontais em 2009, a campanha em Toledo e na região Oeste vinha sendo coordenada pelo Instituto de Comunicação Solidária (ComSol). “O Município acabou sendo encurralado pelos movimentos sociais e dou ênfase aqui ao ComSol que tem liderado as questões da defesa da mulher em Toledo e desempenha um papel muito mais importante do que a própria Secretaria da Mulher. Hoje o Município não consegue competir com as atividades da entidade e ficou de certa forma envergonhado com isso e tenta institucionalizar a campanha”, critica.

www.casadenoticias.com.br

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RESERVA AMBIENTAL CERRO CORA PEDE SOCORRO

Foi entregue ao presidente um abaixo assinado dos moradores da região


A professora do Colégio Novo Horizonte, Marilene Camillo foi indicada pelo mandato do vereador Paulo dos Santos (PT) para usar a tribuna livre na segunda-feira (20) falar do Projeto Cerro Cora, uma pequena reserva ambiental.

A professora é coordenadora do Projeto Água “Comunidade Aprendente” Cerro Corá, Caminhos percorridos e a percorrer.
A professora utilizou os 15 minutos com a apresentação e logo após respondeu algumas perguntas dos parlamentares. Foi entregue nas mãos do presidente da Câmara Legislativa o vereador Renato Reiman um abaixo assinado de moradores próximos a reserva que solicitam o apoio do município para garantir a preservação da reserva ambiental. Algumas pessoas depositam entulhos, abandonam móveis, sem a mínima conscientização ambiental. O trabalho de preservação envolveu visitas à sanga, até a elaboração de projeto e entregue ao Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Em 2009 foram realizadas, coletas de água na sanga pelo Instituto Ambiental do Paraná, pesquisa sobre as fossas e mutirão de limpeza e panfletagem nos bairros.
No ano de 2010 foi realizado no mês de março, no dia Mundial da Água, juntamente com alunos do colégio, gotas gigantes e o seu compromisso em relação ao meio ambiente e essas gotas foram levadas para juntar-se às outras produzidas em todo o município, e foram expostas em um grande painel ao redor do horto no Lago Municipal.
Durante a Semana da Árvore os alunos tiveram uma palestra onde puderam conhecer a história do projeto, produziram atividades artísticas, além de plantarem árvores no pátio do colégio, além de levarem cerca de 300 mudas, fornecidas pelo “Florir Toledo”, para plantarem em suas casas.
A reserva ambiental Cerro Cora necessita urgente da ajuda do município para que sua preservação seja respeitada.além da colaboração das pessoas para que não depositem nenhum tipo de lixo no local.



domingo, 19 de dezembro de 2010

JUVENTUDE: UM NOVO MOMENTO PARA AS JUVENTUDES NO BRASIL

www.democraciasocialista.org.br
Gabriel Medina *



Vivemos um momento importante de consolidação do projeto democrático e popular no Brasil. A vitória da Dilma não representa apenas a continuidade de um projeto exitoso, mas também a possibilidade de aprofundarmos um processo de transformações com reformas estruturais do Estado brasileiro que aponte para a distribuição de renda e ampliação dos direitos sociais. É possível dizer que a as políticas públicas do Governo Federal tiveram impacto positivo sobre as juventudes, principalmente as mais pobres. Tratamos aqui de um recorte mais amplo das políticas, não reduzindo a análise apenas às ações da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), uma vez que esse órgão, além de executor, contribui no sentido de formular e irradiar conceitos e propostas ao conjunto do governo, contando ainda com apoio fundamental do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude).

As políticas de desenvolvimento econômico e social da década atual permitiram a inclusão de parcelas antes abandonadas pelo Estado, principalmente depois de um longo período de redução enxugamento das funções e da máquina pública e ausência de um olhar específico para este segmento. A criação de 14 milhões de empregos com carteira assinada, a valorização do salário mínimo, a duplicação de vagas nas Universidades Públicas, o novo ENEM, o Prouni, o Pró-Jovem, os Pontos de Cultura, o Luz para Todos e o Bolsa Família, afetaram o cotidiano de milhões de jovens, mesmo que indiretamente com apoio a suas famílias e territórios onde habitam.
A inclusão de jovens em políticas sociais, os avanços no financiamento da educação básica e o acesso à universidade permitiram que jovens dos setores populares tomassem contato com o Estado brasileiro, antes conhecido apenas pela presença das forças de segurança pública. Este impacto abriu a possibilidade para que novas demandas e anseios chegassem à cena pública.
Questões como o Passe Livre, acesso à internet, novas tecnologias, equipamentos e programas de cultura, esporte e lazer, trabalho e moradia dignos, eram demandas não tratadas no debate político, inclusive, fora da agenda das juventudes partidárias e do programa democrático e popular dirigido por Lula. As pautas até então se associavam à educação, mas não com o reconhecimento de direitos específicos.
A discussão sobre demandas específicas iniciou-se na elaboração do Projeto Juventude e posteriormente em estudos, pesquisas produzidas por Universidades e ONGs. Porém, foi por meio da inclusão social e participação de jovens vindos de periferias urbanas, organizados em grupos culturais, comunitários, que pautas específicas apareceram na esfera pública com mais força e peso social.
É preciso reconhecer que, assim como os programas sociais, a abertura democrática vivida no governo Lula foi crucial para o reconhecimento de necessidades antes ofuscadas pelo Estado mínimo. Foram vários espaços construídos de consulta pública, inicialmente abertos pela Câmara Federal para a construção do Plano Nacional de Juventude, logo após a constituição do CONJUVE.  Finalmente, aquele que considero o mais importante: a realização da I Conferência Nacional de Juventude, em 2008, na qual milhares de jovens tiveram a possibilidade de apresentar seus anseios ao Estado. Estes espaços possibilitaram que culturas de participação distintas dialogassem e em alguma medida construíssem pontes para a aprovação de suas bandeiras. Longe de resolver os conflitos culturais e políticos das diferentes formas de expressão, sinalizaram a importância do diálogo, da discussão política e forjaram a formação de um grupo de jovens preocupados/as com a participação cidadã e com a defesa dos seus direitos. As Conferências organizadas pelo governo Lula e a criação de novos Conselhos iniciaram a configuração de uma nova forma de exercício cidadão e de modelo de gestão no Estado, dando passos para fortalecer a participação popular e a democracia participativa. Ao abrir o diálogo com a sociedade, o governo federal convocou a sociedade para definir suas prioridades e exercer uma cidadania ativa, para inverter prioridades do Estado, ampliar o nível de consciência do povo e alargar a democracia brasileira. Contudo, muitas demandas não foram respondidas e a possibilidade da democracia participativa se consolidar na gestão está em aberto. Por isso, cabe às juventudes, além de reafirmar suas bandeiras específicas, somar-se a pautas gerais, como a defesa de uma ampla reforma Política que deve incorporar, estrategicamente, a participação popular.

* Gabriel Medina faz parte da Executiva Nacional da JPT e acaba de ser eleito presidente do Conselheiro Nacional de Juventude

sábado, 11 de dezembro de 2010

" SEJA FEITA A VOSSA VONTADE"

A Câmara Municipal de Toledo realizou na segunda-feira (13) a Sessão Preparatória que elegeu a nova Mesa Diretora, tendo o vereador Adelar Holsbach (PDT) como presidente para o próximo biênio 2011 e 2012.
 A Sessão Preparatória aconteceu após a penúltima Sessão Ordinária antes do recesso parlamentar. O novo presidente foi eleito com 10 votos favoráveis e 1 contrário. Na eleição para  a composição da mesa ficaram definidos também os cargos de vice presidente para o vereador Eudes Dallagnol (PP) 2° vice-presidente para o vereador Paulo dos Santos (PT), o cargo de 1° Secretário, Rogério Massing (PSDB) e 2° secretário Ademar Dorfschimit (PMDB). 
 Articulações

Durante as semanas que antecederam a elieção da mesa, várias conjunturas se formaram para que um grupo podesse assumir a presidência da mesa, mas na política tudo é possível. Em entrevista ao site “casadenoticias” o vereador Paulo dos Santos ressaltou porque votou em sim próprio para a presidência do Legislativo, se consolidando como  uma oposição firme e corente. “O partido entende que não poderia dar unanimidade ao candidato do Prefeito. Infelizmente, o Prefeito tem o Legislativo como um acessório do Executivo Municipal e, por isso, nós fizemos esta oposição simbólica, fazendo um voto para demonstrar realmente que não pode ser unanimidade nenhuma ação na Câmara. Certamente saímos fragilizados, já entediamos que seria difícil qualquer movimento para ganhar a presidência da Casa, tínhamos um candidato com reais possibilidades de ganhar, mas até o Governador eleito do Paraná, Beto Richa, entrou na jogada e ligou para alguns vereadores para reverter votos. Então, a única forma de não dar unanimidade foi votar em mim, para demonstrar ao candidato do Prefeito que ele tem o voto daqueles que coadunam com a forma com que são conduzidos os trabalhos nos dois poderes: Legislativo e Executivo”, finalizou.

PROMOTOR PÚBLICO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO

A Câmara Municipal de Toledo realizou na sexta-feira (10) no Teatro Municipal a Sessão Solene que marcou a entrega dos títulos de Cidadão Honorário e medalha Willy Barth.

Sou um filho adotado e conforme a lei tem os mesmos direitos do legítimo










O vereador Paulinho da Saúde (PT) indicou o promotor de justiça José Roberto Moreira para receber o título de Cidadão Honorário. Após receber o título o promotor agradeceu a indicação do vereador Paulo, aprovada por todos os vereadores. Bastante emocionado em seu discurso falou de sua trajetória sofrida e confessou que o motivo de tanta felicidade se dava pela presença de seus pais que os acompanhava pela primeira vez em um evento público e que um prêmio dessa importância talvez será o primeiro e último.
O vereador Paulo dos Santos que tem sua luta basicamente na área da saúde, indicou o promotor para receber o título de Cidadão Honorário pela dedicação através do Ministério Público que tem sido um grande parceiro na fiscalização, já que atua na área da Saúde Pública, principalmente usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. 
O mandato popular do vereador Paulinho da Saúde recebe em seu Gabinete constantemente cidadãos com necessidades de atendimentos emergentes,  sendo necessário a intervenção do Ministério Público.

Honrarias

O Título de Cidadania Honorária é concedido a personalidades que não nasceram em Toledo, mas que contribuíram na promoção do desenvolvimento da sociedade toledana. A votação do Projeto de Lei com os nomes indicados aconteceu no dia 16.  

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DEPUTADO DR ROSINHA (PT) VIRA ARTISTA DE CINEMA.


Pré-candidato a prefeito pelo PT, Dr. Rosinha virou 'artista de cinema'.











O deputado federal Dr. Rosinha (PT) participou como ator convidado especial das filmagens do longa ítalo-brasileiro “Garibaldi in America”, que foi rodado neste final de semana em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.
Dr. Rosinha interpretou o papel do Dr. Nannini. A atuação do parlamentar foi muito elogiada pelo diretor italiano Albreto Rondalli, para quem o petista “poderia deixar a Câmara porque se sairia muito bem no teatro”.
Para quem não sabe, Dr. Rosinha é pré-candidato do PT à prefeitura de Curitiba em 2012.
Acerca do longa
Garibaldi in América”, produção ítalo-brasileira focada na saga de Anita Garibaldi e Giuseppe, prossegue em ritmo acelerado de filmagens em diversas locações em São Francisco do Sul, litoral de Santa Catarina – Campo Largo (PR).
Foram rodadas as cenas de batalhas navais e terrestres, envolvendo efeitos especiais (tiros de armas e canhões, explosões, fogo), dezenas de figurantes, cavalos e dublês.
Ana Paula Arósio e Gabriel Braga Nunes são os protagonistas do longa, dirigido pelo italiano Alberto Rondalli (também autor do roteiro e co-produtor).
A história reconstitui o período no qual o italiano Giuseppe Garibaldi viveu no Sul do Brasil, lutando na Revolução Farroupilha ao lado dos republicanos.
A produção já utiliza 3 mil figurantes, sendo pelo menos 800 de São Francisco do Sul e Joinville, Campo Largo e Curitiba, além de costureiras, marceneiros e pedreiros da região.
Elenco
ANITA GARIBALDI (Ana Paula Arósio)
GIUSEPPE GARIBALDI (Gabriel Braga Nunes)
LUIGI ROSSETTI (Antonio Buil Pueyo)
JACINTO (Alexandre Rodrigues)
TIO DUARTE (Paulo Cesar Peréio)
TEIXEIRA NUNES (Leonardo Medeiros)
BENTO GONÇALVES (Paulo Betti)
Elenco de Curitiba:
Sra. RAVAGLIA – Ana Gomes
BONNET – Enéas Lour
CAMPONÊS – Dimas de Mello Braga.
BONNET – Enéas Lour
CAMPONÊS – João José Piontkievicz
BONNET – Enéas Lour
Dr. NANNINI – Dr. Rosinha (convidado especial)
Parte final – Caprera – Italia 1839
Gravado em Campo Largo (PR)
Cenário final: Escola de Cinema da UFPR e arredores de Campo Largo (PR).
Site do filme: http://www.garibaldiinamerica.com/


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

TOLEDO INICIOU A VACINAÇÃO CONTRA A MENINGITE

A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo iniciou em todos as Unidades Básicas de Saúde a vacina contra a meningite, a vacina conjugada meningocócica C. A vacina foi introduzida na rede pública para as crianças menores de dois anos de idade. Conforme orientação da Secretaria de Saúde, por enquanto, estão sendo vacinadas somente as crianças de 01 a 02 anos incompletos.
Depois de atingida esta fase, vamos estender a vacina para os menores de um ano também”, informou a enfermeira Carmem Garbin, da Vigilância Epidemiológica.
A vacina, antes somente disponível em casos especiais, como crianças imunodeprimidas, e na rede privada, hoje està à disposição também na rede pública. A procura, no entanto, ainda está sendo pequena. Conforme a enfermeira, os pais devem levar os seus filhos para receber a dose, que a partir de agora passa a ser incorporado na rotina de vacinas da criança.

Assessoria: