quinta-feira, 25 de março de 2010
SUSPEITAS DE RATOS MORTOS NA CAIXA D´ÁGUA DO MINI HOSPITAL
A 7ª Sessão Ordinária de Toledo, realizada no dia 22 de março de 2010, apresentou vários espisódios em que os vereadores da situação explicitaram sua homogeneidade em defesa do prefeito José Carlos Schiavinato. Durante a votação dos requerimentos, momento em que os veradores solicitam informações ao executivo, os mesmos tiveram seus pedidos negados. Os nobres edis ignoraram complentamente o significado da democracia representativa, pois descumpriram a função de fiscalizador, da sociedade que a elegeu.
Durante a sessão, foram apresentados pelos vereadores de oposição (PT e PMDB), 06 requerimentos, todos reprovados, sem a justificativa do voto.
Um dos requerimentos mais polêmicos foi apresentado pelo vereador Paulinho da Saúde (PT), que solicitou informações sobre o laudo de limpeza da caixa d´água de uma das mais importantes Unidades Báscias de Saúde do município, o Mini Hospital da Vila Pioneiro.
Na tribuna, o vereador afirmou ter recebido informações que haviam encontrados ratos mortos dentro da caixa d´água após a manutenção, assunto grave, pois coloca em alerta a saúde pública!
O requerimento que solicitava as informações para comprovar ou não a veracidade dos fatos, foi reprovado.
"Nós utilizamos este instrumento que é o mandato popular para fiscalizar, pois chegou informações que houve uma limpeza na caixa d´água e encontraram ratos mortos, vários ratos e só saberemos se é verdade ou não se o prefeito responder, se eu estiver enganado então o prefeito vai confirmar, agora se isso está acontecendo, imagine o principal posto de saúde da cidade, as pessoas que tomaram daquela água, é lamentável, resaltou o vereador.
O requerimento provocou momentos de discussões, mas foi reprovado, uma vez que os vereadores da situação, comandados pelo lider de governo, vereador Luiz Fritzen (PP), votaram contra, negando à sociedade o acesso a uma informação de suma importância, que diz respeito a saúde público.
terça-feira, 23 de março de 2010
CPI DO "MENSALÃO" VAI INVESTIGAR DENÚNCIAS DE VENDA DE VOTO
O Presidente da Câmara Legislativa de Toledo, vereador Renato Reiman (PP), publicou na 7ª Sessão Ordinária, do dia 22 de março de 2010, o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquértio-CPI, que vai investigar as denúncias feitas pelo vereador João Martins (PDT).
O vereador toledano, tornou público em sessão ordinária do dia 22 de fevereiro, quando da votação do veto 01/2010 ao artigo do parágrafo único do Projeto de Lei 211/2009, através de seu pronunciamento na tribuna, que vereadores haviam vendido o voto para aprovar o referido veto de iniciativa do poder executivo através do prefeito José Carlos Schiavinato.
As revelações do vereador gerou uma grande repercussão na mídia, que expôs a sociedade, colocando em xeque a conduta da casa legislativa toledana e a dúvida quanto ao carater dos próprios vereadores. Diante dos fatos os vereadores de oposição (PT e PMDB) assinaram o pedido de instalação de CPI para apurar as denúncias.
Após ter afirmado em tribuna que houve negociação de voto entre os poderes executivo e legislativo, o vereador tentou recuar alegando que tinha se enganado com as palavras.
Após ter sido negado o primero pedido de CPI, com a alegação de que as palavras "outras passiveis de investigação" fugiria do foco da investigação acabou sendo aprovada.
Na 7ª Sessão Ordinária ocorrida no dia 22 de março, o pedido foi aceito e agora deve ser formada a comissão com cinco vereadores, cumprindo o prazo regimental de 15 dias para a composição.
Este episódio deve ser acompanhado atentamente pela população, para que não prevaleça o senso comum de que tudo acaba em pizza. A CPI é um instrumento que tem o objetivo de apurar os fatos e apresentar um posicionamento firme para que sejam aplicadas as medidas disciplinares ao vereador que usou da tribuna da Casa de Leis para possivelmetne faltar com a verdade.
quarta-feira, 17 de março de 2010
SERVIDORES PÚBLICOS DE TOLEDO PROTESTAM CONTRA A ADMINISTRAÇÃO
Foto: Vitor Pinheiro
Após várias tentativas de acordo com o prefeito José Carlos Schiavinato (PP), todas sem sucesso os servidores públicos de Toledo, realizaram um dos maiores protestos no último dia 16 de março.
Com a mobilização do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, os servidores se reuniram em frente a sede do Sindicato do Servidores e sairam em caminhada até o paço municipal.
Os trabalhadores de Toledo protestaram contra os decretos do prefeito que inviabilizam as progressões, além do insignificante reajuste de 1%, não cumprindo com o termo de compromisso assinado do inicio da segunda gestão.
No protesto, os servidores demonstraram maturidade e não solicitaram apenas por reajuste salarial, aliás justo, mas também criticaram a administração contra várias arbitrariedades do prefeito, entre elas a preocupação com o inchaço da máquina, decretos que estão prejudicando os servidores e o próprio endividamento do município como forma de garantir empréstimos.
CÂMARA DE TOLEDO DEVOLVE PEDIDO DE CPI DO MENSALÃO EM TOLEDO
Após protocolo de pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI pelos vereadores de oposição (PMDB e PT), o requerimento não foi analizado pelo presidente da Câmara Legislativa, vereador Renaro Reiman (PP) no prazo de 48 horas, pois estava em viagem.
Na última Sessão Ordinária do dia 15 de Março, após uma semana aguardando a aprovação, o requerimento foi devolvido sem a aprovação com a alegação de que o objeto de investigação era muito amplo. Ou seja investigar sim, porém não muito.
Os vereadores de oposição fizeram a alteração e protocolaram novamente o pedido e aguardam a resposta do presidente, o vereador Renato Reiman (PP) que vence na quinata-feira (17).
Prefeito abusa da pacividade da população e anuncia a construção de uma pista de esqui.
O prefeito de Toledo José Carlos Schiavinato reforça a fala do vereador Paulinho da Saúde que é cabeça de concreto e demonstra não estar preocupado se está faltando remédios nos postos de saúde, se a fila para exames é enorme, ou até mesmo com os idosos que sofrem por ter aguardar por tempo indeterminado por cirurgias que podem salvar suas vidas.
O Parque das Águas foi inaugurado ha poucos meses e já deverá passar por uma reforma. Nos próximos meses será fechado para reforma e reaberto somente no mês de outubro. O que está errado com o Parque das áuas que em tão pouco tempo de inauguração, passará por um reforma?
Apesar do pouco tempo de inauguração já surgiram rachaduras
terça-feira, 9 de março de 2010
VEREADORES PROTOCOLAM PEDIDO DE CPI PARA INVESTIGAR NEGOCIAÇÃO DE VOTOS
Os vereadores toledanos dividiram as atenções na 5ª Sessão Ordinária realizada no dia 08 de março, com as homenagens as mulheres pelo dia Internacional da Mulher.
Os vereadores de oposição (PT e PMDB), protocolaram o requerimento com o pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, que deverá investigar as denúncias protagonizadas pelo vereador João Martins (PDT). As denúncia dão conta de que alguns vereadores teriam negociados o voto do veto com o prefeito José Carlos Schiavinato, que decidiu a dispensa de mais de 120 servidores da área da sáude.
O nobre edil João Martins, dessa vez menos empolgado afirmou ter se enganado com as palavras. "Quero pedir desculpas à alguns vereadores que da forma que me expressei deixei a desejar, sei que a CPI está montada contra a minha pessoa para eu provar o que disse, mas quero deixar claro que Toledo tem uma das Câmaras Legislativas mais sérias do estado e que em Toledo não existe negociação de votos, me expressei errado, explicou o vereador.
O fato é que agora é tarde para retratações nobre edil, a CPI foi protocolada e deverá investigar as denúncias.
Após a entrega do requerimento o Presidente da Câmara Legislativa, o vereador Renato Reiman (PP) tem o prazo de 48 horas para o analize do requerimento e logo em seguida uma comissão de vereadores deve ser formada, observando a proporcionalidade partidária.
VEREADOR PEDE DESCULPAS E AINDA SE COMPLICA
O vereador Paulinho da Saúde criticou o vereador João Martins, pois ao mesmo tempo que se esconde atrás de um discurso covarde, traz outos fatos que pode inclusive ser motivos para outra CPI. " Com mais convicção do que nunca, após esse pedido de desculpas a esta Casa de Leis, a vossa excelência afirma que na época em que o senhor Elcir Zen era meu ex-assessor havia "mensalão", então também terá que dizer a CPI quem recebia e vai ter que provar se havia compra ou venda de votos, pois este ato é repugnante e merece ser investigado com a punição dos culpados, um vereador que mente na tribuna merece ser punido, e está nas mãos do secretário para que esta casa tome providências e vossa excelência terá que provar", frizou o vereador Paulinho da Saúde.
Agora o que se espera desa CPI é que definitivamente investigue e esclareça os fatos à sociedade de uma vez por todas para que não caia no senso comum e acabe em pizza
Os vereadores de oposição (PT e PMDB), protocolaram o requerimento com o pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, que deverá investigar as denúncias protagonizadas pelo vereador João Martins (PDT). As denúncia dão conta de que alguns vereadores teriam negociados o voto do veto com o prefeito José Carlos Schiavinato, que decidiu a dispensa de mais de 120 servidores da área da sáude.
O nobre edil João Martins, dessa vez menos empolgado afirmou ter se enganado com as palavras. "Quero pedir desculpas à alguns vereadores que da forma que me expressei deixei a desejar, sei que a CPI está montada contra a minha pessoa para eu provar o que disse, mas quero deixar claro que Toledo tem uma das Câmaras Legislativas mais sérias do estado e que em Toledo não existe negociação de votos, me expressei errado, explicou o vereador.
O fato é que agora é tarde para retratações nobre edil, a CPI foi protocolada e deverá investigar as denúncias.
Após a entrega do requerimento o Presidente da Câmara Legislativa, o vereador Renato Reiman (PP) tem o prazo de 48 horas para o analize do requerimento e logo em seguida uma comissão de vereadores deve ser formada, observando a proporcionalidade partidária.
VEREADOR PEDE DESCULPAS E AINDA SE COMPLICA
O vereador Paulinho da Saúde criticou o vereador João Martins, pois ao mesmo tempo que se esconde atrás de um discurso covarde, traz outos fatos que pode inclusive ser motivos para outra CPI. " Com mais convicção do que nunca, após esse pedido de desculpas a esta Casa de Leis, a vossa excelência afirma que na época em que o senhor Elcir Zen era meu ex-assessor havia "mensalão", então também terá que dizer a CPI quem recebia e vai ter que provar se havia compra ou venda de votos, pois este ato é repugnante e merece ser investigado com a punição dos culpados, um vereador que mente na tribuna merece ser punido, e está nas mãos do secretário para que esta casa tome providências e vossa excelência terá que provar", frizou o vereador Paulinho da Saúde.
Agora o que se espera desa CPI é que definitivamente investigue e esclareça os fatos à sociedade de uma vez por todas para que não caia no senso comum e acabe em pizza
terça-feira, 2 de março de 2010
Revoltados com a aprovação do veto, agentes se manifestam contra os vereadores
Momentos após o resultado da votação em que o veto foi mantido por 6 votos favoráveis e 05 contra, os agentes se revoltaram e iniciaram as manifestações. Os trabalhadores presentes transtornados com a traição, ameaçaram alguns vereadores lembrando que daqui a três anos haverá novas eleições e fatalmente pedirão seus votos.
A quarta Sessão Ordinária, realizada no dia 01 de março de 2010, não contou com a casa cheia e, muito menos com as manifestações do último dia 22 de fevereiro, quando foi aprovado o veto que prejudicou mais de 120 Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. A aprovação do veto obriga os servidores a prestar concurso público, na tentativa de reaver suas vagas de trabalho, apesar de o Tribunal de Contas entender que o Teste Seletivo já garantia esse direito.
A sessão serviu para os vereadores de oposição relembrarem a fala do vereador João Martins (PDT) que, na ocasião, usou a tribuna e afirmou que existem vereadores que foram ao gabinete do prefeito Schiavinatto negociar a votação do veto, sem esclarecer a moeda de troca. Esta afirmação do vereador provocou um mal estar e deverá ser investigada para prestar contas a sociedade.
O vereador Paulinho da Saúde (PT) se manifestou favorável a formação da CPI, pois é uma acusação grave e coloca em dúvida a credibilidade dos vereadores toledanos. "Se algum vereador recebeu ou recebe algum tipo de suborno do prefeito Schiavinato, deve ter seu mandato cassado, inclusive do próprio prefeito caso comprovado, sendo necessário inclusive a intervenção do Ministério Público para contribuir nas investigações", afirmou o vereador. A população deve acompanhar esta questão e exigir esclarecimentos sobre a situação.
SE CORRER O BICHO PEGA SE FICAR O BICHO COME
O vereador João Martins (PDT) estava certo quando afirmou que aquela ocasião (sessão que votou veto) ficaria na memória do povo toledano, principalmente quando afirmou. "Não consigo olhar nos olhos de alguns politicos demagogos que procuram o executivo municipal para negociar os votos do veto". Com estas afirmações o vereador João Martins terá que se explicar, apesar de se negar a revelar quem são os vereadores que fizeram o suposto acordo com o prefeito. A situação é embaraçosa para o nobre vereador, uma vez que o mesmo terá que provar o que afirmou e, caso tenha faltado com a verdade pode até perder seu mandato. Entretanto, se a afirmação se tratar de um fato realmente consumado, é o senhor prefeito quem corre o risco de perder seu mandato.
O pedido de CPI foi feito na tribuna e agora o que se tem a fazer é aguardar o posicionamento da Câmara Legislativa. Os vereadores de oposição (PT e PMDB), devem, ainda esta semana, protocolar o requerimento solicitando a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), já denominada como "CPI DO MENSALÃO".
VEREADOR TEM REQUERIMENTOS APROVADOS
O vereador Paulinho da Saúde (PT) teve seus três requeriemtnos aprovados por maioria dos vereadores, fato que não é comum. Acostumados a negarem informações de interesses da população, os requerimentos solicitam várias informações. Os requerimentos aprovados do vereador Paulinho da Saúde pedem cópia do processo licitatório de cosntrução da rua 1° de maio da vila pioneiro; informações sobre os estágiarios, além de informações sobre o enquadramento jurídico dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combates a Endemias.
O requerimento é uma ferramenta que deveria ser utilizada constantemente por todos os vereadores como forma de acompanhar os gastos do dinheiro público, fato que é realizado apenas por alguns vereadores.